Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Aventuras de um português na Alemanha

A selecção e a imagem do País

Desde que cheguei à Alemanha (2007) já passei em terras germanicas dois campeonatos internacionais de futebol: Euro2008 e agora o Mundial na África do Sul.

Sobre a prestação da selecção Portuguesa pouco há a acrescentar: houve falta de ambição, medo, pouca humildade, e algum excesso de vedetismo. Claro que podemos dizer que perdemos com os campeões do Mundo, mas isso não pode esconder a desapontante prestação dos últimos dois anos.

Há uma outra coisa no entanto que talvez em Portugal às vezes possa passar despercebido a quem não está no estrangeiro. A imagem e pré-conceitos que um estrangeiro (alguem que não conhece em detalhe um determinado país) faz em relação a outro são criados a partir de pequenas amostras dos países, no qual o futebol é um exemplo.

Para minha surpresa (e comparando com o Euro 2008) muitos alemães não simpatizam agora com a nossa selecção, e até chegam criticar. Pude reparar nisso mesmo em todos os jogos em que participámos neste campeonato: muitos alemães torciam pelas equipas contra as quais Portugal jogou (principalmente Costa do Marfim e Espanha). Fiquei surpreendido, pois em 2008 a simpatia em relação a nós era grande. E após alguma conversa cheguei a alguns comentários de alemães (e outros estrangeiros aqui) comuns:

(1) a nossa selecção simula muitas faltas e faz tentar crer que foram faltas - imagem de trafulhas;

(2) Portugal joga demasiado defensivo - imagem de país regular;

(3) O Cristiano Ronaldo é um menino mimado, que se está sempre a fazer a faltas - imagem de falta de humildade.

 

Estas posturas refletem-se claro na ideia que um estrangeiro faz de Portugal. Por isso (caso alguém me ouça nesse rectângulo à beira mar plantado) sejam mais humildes, nada de vedetismo (não somos os melhores do mundo... embora possamos lutar por isso - como a Espanha o fez) e sejamos nós próprios. Eu faço a minha parte enquanto Português emigrado. Façam se faz favor a vossa parte também.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Tempo