Domingo, 26 de Fevereiro de 2012

Portugal vs Alemanha

Nas últimas semanas algumas pessoas em Portugal à procura de novas oportuniddes na Alemanha têm-me contactado, no sentido de saber o que se pode esperar para quem quer emigrar. Ao contrário do que a comunicação social em Portugal tem tentado mostrar, nem tudo é o mar de rosas pintado por muitos jornalistas que induzem em erro aqueles que procuram emprego, e outras condições que infelizmente Portugal não pode oferecer no presente. Isso não significa no entanto que essas oportunidades não existam. O que é necessário é estar atento aos riscos quando se decide embarcar em novas aventuras. Deixo aqui algumas diferenças culturais, de mentalidade, e de vida prática entre a Alemanha e Portugal:

  • Na Alemanha trabalha-se metodicamente, quase tudo é planeado. Em Portugal trabalha-se mais ao nível do improviso. Ambas são boas, mas para quem chega às vezes é difícil a adaptação.
  • Chegar atrasado a uma reunião na Alemanha é falta de educação. Deve-se sempre tentar pelo menos avisar caso não se consiga cumprir o horário.
  • Falar Alemão é fundamental para arranjar emprego na Alemanha. Tirando alguns casos, os Alemães não só fazem questão de falar a sua língua, como exigem por norma a quem contratam. Na maioria dos departamentos públicos, como os centros de emprego, existem directrizes para apenas falar Alemão, mesmo quando sabem Inglês.
  • Os Alemães começam por norma a trabalhar às 8 ou 8.30. Por norma trabalham 8 horas por dia. À sexta-feira sai-se às vezes um bocado mais cedo do trabalho. Não são um povo de fazer muitas horas extra, mas se há prazos para cumprir, são para cumprir.
  • Os dias de férias para um trabalho qualificado são por norma 30 dias/ano, embora legalmente sejam no mínimo 24 dias.
  • Os Alemães gostam em geral do Povo Português. Acham um povo simpático e competente, embora desconheçam  em detalhe o País e a nossa cultura. A maioria dos Alemães nunca visitou Portugal, embora viagem constantemente para Maiorca.
  • Os bens de primeira necessidade na Alemanha são tão caros ou até mais baratos que em Portugal. Para 1 pessoa, 1000 euros mensais dão para sobreviver. Os serviços (cafés, restaurantes, cabeleireiros, etc..) são muito mais caros quem em Portugal, o dobro em geral.
  • Um salário médio para um licenciado varia de região para região, mas em geral são entre 1500 e 2200 euros mensais limpos. Não existe 13. e 14. meses. São 12 meses de salário e negociados normalmente brutos. Normalmente retira-se 40% do salário bruto para dar o líquido.
  • Os Alemães são em geral, e ao contrário do que se pensa, um povo simpático, mas de difícil integração. Gostam dos que se esforçam por falar Alemão e são comunicativos. Não gostam de quem vive em guetos sociais (principalmente turcos).
  • Alugar um quarto na Alemanha custa entre 180 e 400 euros, e um T1 entre 450 e 600 euros mês. Isto inclui por normal água e aquecimento, excepto electricidade.

 

Uma palavra para dizer que a nível de profissionalismo, nós Portugueses temos competências tão boas e até em alguns aspectos melhores que os Alemães. No entanto, os Alemães gostam do "made in Alemão" e por isso um Português para vingar tem de se ultrapassar por forma a ser reconhecido inicialmente. Quem para aqui quiser vir viver, tem de estar disposto dar o máximo.

 

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Como disse, existem muitas oportnidades na Alemanha para trabalho. No entanto, é preciso mostrar que se tem competências e perfil para esses trabalhos, pois os Alemães não aceitam o primeiro que aparecer, só porque precisam de trabalhadores. De resto, a vida aqui é razoavelmente agradável (embora falte o sol, o nosso mar e o pastel de nata ; )

publicado por bruno@deutschland às 16:17
link do post | comentar | favorito
|
18 comentários:
De Sofia Fonseca a 27 de Fevereiro de 2012 às 10:19
Olá,
também eu estou a estudar uma forma de emigrar para a Alemanha e agradeço-te as indicações preciosas no teu blog. Depois de ler o teu post gostaria de te fazer a seguinte pergunta: Quando dizes que uma pessoa sobrevive com 1000€ estás a incluir todas as despesas como agua, luz, gas, alimentação, vestuario (eventualmente) e transporte (passe)?

Sabes quanto ganha um trabalhador não qualificado à hora ou ao mês?

Desculpa de sou mais uma chata com perguntas...
Obrigada
De bruno@deutschland a 27 de Fevereiro de 2012 às 21:19
Olá Sofia,

Sim. As rendas na Alemanha quando são negociadas incluem na mensalidade a água, e quase sempre aquecimento. Isso faz os valores entre 450 e 600 para um T1 pequeno (1 pessoa). A luz, à parte, não costuma ultrapassar os 25 euros/mês.
Se fizeres vida caseira, 1000 euros dá para viver para 1 pessoa, incluindo renda, supermercado, luz, e uma ou outra saída a restaurante. Mas não dá para muitos restaurantes e festas. Isto porque, só para exemplo, um café aqui custa €1.70 ou mais!. Se fores de festas, então sobe para 1300 euros mês em média. Claro que depende sempre das cidades para onde vais: Munique, Hamburgo, e Frankfurt são cidades caras. Os valores que te falo aqui são para Frankfurt, onde estou A Baviera é a região mais rica, mas também a mais cara. Berlim por incrível que pareça é barato, mas há muito desemprego lá.
Quanto a empregos estilo padeiro, etc... depende sempre da cidade, mas podem chegar aos 2000 euros brutos/mes. 1200 limpos. Mas mais uma vez, depende da cidade e da profissão em concreto. É boa opção emigrar, no entanto não aconselho sem teres emprego ou estágio garantido, ou pelo menos teres aqui alguém que conheças.
Deixo-te um site que te pode dar ideia de quanto podes ganhar. Não é totalmente atual (acho que é de 2007), mas podes tirar uma ideia, tens para todas as profissões. Usa o google translator, pois está em Alemão.
http://www.sueddeutsche.de/app/jobkarriere/gehaltstest/?action=abisz&buchstabe=b

Espero ter ajudado
De Paula M a 6 de Março de 2012 às 11:15
Olá,

Boas dicas para quem está a considerar uma grande mudança de vida.
Partilho a tua opinião, embora esteja cá há menos tempo. Acho que deixaste uma descrição muito fiel da Alemanha.

Gostei do blog!

Paula
De Anónimo a 2 de Abril de 2012 às 16:18
Ola Bruno,

Deparei-me hoje com o teu blog, enquanto procurava informacao sobre opinioes de Portugueses na Alemanha. tenho lido varios posts e gosto muito da maneira como escreves e agradeco a informacao que dispoes.
Eu estou a por a hipotese de emigrar para a Alemanha dentro de uns meses, pois o meu namorado eh Alemao e ele pediu-me para, pelo menos tentar, ver se eu simpatizo com a cultura e se arranjo emprego. Na opiniao dele, sera facil eu encontrar emprego, pois ele conhece pessoas por Hamburgo e Berlim. Todavia, eu nao estou muito confiante, pois, embora tenha muitos bons amigos Alemães, eu nao falo a lingua!!
Tenho qualificacoes universitarias, no ensino ingles, em Marketing e na banca tambem, falo 6 linguas fluentemente, incluindo Ingles e chines ( trabalhei na China) e estou a viver neste momento em Edinburgo, Escocia.
Desculpa la este testamento(!), mas gostaria de saber a tua opiniao em relacao as minhas probabilidades de encontrar trabalho de licenciada por ai e quanto tempo achas q eh possivel aprender a lingua ( o meu namorado diz, apenas uns meses serao precisos...mas parece-me uma lingua nada familiar e eh verdade que eh diferente para toda a gente, todavia...).
Outra coisa que te queria perguntar era se achas q a Alemanha eh uma sociedade que eh preciso ter contactos para se arranjar um bom emprego?
Bem, lol, acho q ja chega! Novamente muito obrigada pela informacao no teu blog e espero que me possas dar mais umas dicas!
Joana
De bruno@deutschland a 6 de Abril de 2012 às 22:15
Olá Joana,

Cada caso é um caso. Posso dizer-te que eu habituei-me bem à cultura alemã, bem mais que ao tempo que faz na Alemanha (o verão passa e não há verão ;) )
Quanto a emprego, se tiveres contactos aqui facilita o acesso às entrevistas, mas depois tens de mostrar nas entrevistas o que vales. Falar Alemão, pelo menos algum, é obrigatório quase sempre para empregos qualificados. O CV conta, e por isso se te especializaste em algum coisa ou em algum sector, procura empregos nesse sector, pois os Alemães gostam mais de pessoas que sabem muito de uma coisa, do que pessoas multi-task. Isto parece um bocado contrário ao que se passa em Portugal, mas na Alemanha é verdade.
Se vieres para cá, aconselho-te a ires fazer um curso de alemão na VHS.de, existe por toda a Alemanha, é público e barato. Como são cursos para estrangeiros, é uma forma óptima de conheceres novas pessoas. Fiz bastantes amizades dessa forma e no teu caso pode ajudar na integração
De carla p. a 8 de Dezembro de 2012 às 10:00
Olá Bruno. Sou a Carla e sou educadora de infância. Estou prestes a embarcar na aventura de tentar a minha sorte na Alemanha,mais concretamente numa pequena cidade próxima de Bremen onde tenho família que me irá acolher nos primeiros tempos. Sei pouca coisa de alemão mas falo fluentemente inglês. Irei tentar a minha sorte em trabalho não qualificado numa fábrica até dominar minimamente a lingua e poder exercer a minha profissão. A minha grande dúvida prende-se com as minhas duas filhas: uma tem 10 e outra tem 14 anos. Tenho muito receio pela integração delas com as crianças alemãs, uma vez que não falam alemão... Tenho muitas dúvidas e medos de deixar o que sempre conheci embora reconheça que o nosso país está condenado ...
De Pedro Figueiredo a 15 de Janeiro de 2013 às 10:07
Bom dia Bruno, dia 25 de janeiro vou rumo para alemanha, mais precisamente frankfurt com a minha namorada.
Ela começa ao serviço dia 1 de fevereiro no hospital Klinikum Johann Wolfgang Goethe-Universität.
Eu trabalhei até ao passado dia 31 de Dezembro 6anos na área dos moldes como desenhador 2D/3D.
Não me sabe dizer se conhece empresas que estejam a recrutar tanto na minha área ou não, porque o que eu pretendo mesmo era uma Oportunidade e começar ao trabalho.
O meu e mail é Pedro_FariaFigueiredo@live.com.pt se puder me ajudar por favor agradecia,

cumprimentos
De Pedro Ramos a 12 de Abril de 2013 às 14:55
Boa tarde,
Sou Engenheiro e há uma empresa Alemã que me quer contratar, vão inclusivamente pagar-me a viagem para a entrevista.
Em Portugal tenho um emprego de 650 euros, sem perspetivas é certo, mas ao menos estou ambientado e tenho família e amigos.
Gostaria de saber por alguém que tenha experiência, se vale a pena arriscar nesta oportunidade, porque a ir, vou sozinho ... Ouvi dizer que os Alemães são um povo bastante frio e duro no trabalho ... Seria uma adaptação difícil? Fazem-se amigos com facilidade? A vida tal como a conheço vai acabar? (cinema, café, praticar desporto ..) O que fariam no vosso lugar? Como devem calcular, tenho um pouco de receio, e prefiro antes viver com pouco guito mas feliz, do que com mais algum e infeliz .... Obrigado por qualquer conselho!
De Ana a 24 de Junho de 2013 às 10:14
Olá. o meu nome é Ana e também sou engenheira. Trabalho em Munique nos últimos 6 anos. Adoro viver aqui. Tenho um bom salário e uma óptima qualidade de vida. Como tenho 30 dias de férias dá para ir muitas vezes para casa.

Caro pedro, eu costumo dizer, quem nao arrisca nao petisca. Se para si é importante ficar em Portugal a ter um salário de 650 euros por mes sem qualquer perspectiva de futuro o melhor é ficar em Portugal.

Se por outro lado se quiser desenvolver a nivel profissional, o melhor é emigrar.

Os alemaes sao pessoas muito fáceis de trabalhar, já que sao mt certinhos e nao arranjam confusoes.

Gostava de deixar aqui um pequeno reparo. 1000 Euros para Munique servem para sobreviver mas nao para viver. A bavária é um estado muito caro.

Outro comentário que talvez ajude. Um engenheiro que esteja a sair da universidade recebe um salário entre os 40 000 e os 45 000 euros ao ano. Mas nao se esquecam que aqui os impostos sao quase 50%.

Beijinhos e espero ter ajudado
De Bruno Albergaria a 4 de Dezembro de 2013 às 23:06
Olá Ana,

Peço desculpa o incomodo, mas estou interessado em trabalhar em Munique como engenheiro Civil. Tenho andando a pesquisar sobre diversos assuntos, mas como já vives à algum tempo na cidade gostaria que me desses algumas dicas se for possível.
O meu contacto: b.albergaria[a]mail.com

Obrigado, os melhores cumprimentos
Bruno Albergaria
De bruno@deutschland a 9 de Agosto de 2013 às 21:26
Olá Pedro,

Desculpa não ter comentado antes, mas nao vi o teu post. Concordo com a Ana.

Em relação ao trade-off dinheiro-felicidade, tudo depende se és uma pessoa aventureira ou não. Eu diria que em Munique estás facilmente em Portugal por 300 euros com a Lufthansa. Isso significa que consegues estar ligado a Portugal, embora trabalhando no estrangeiro. Financeiramente compensa a viagem. Qualidade de vida terás aqui com certeza. Se compensa, depende de ti apenas e de como te vês a viver num ambiente diferente. (eu pessoalmente acho aliciante)
De Thyago Silva a 23 de Maio de 2013 às 01:46
olá,
li todos os comentários e achei fantástico vosso blog, parabéns!

surgiram tambem algumas duvidas e gostaria muito de poder contar com vossa ajuda.
sou soldador de tubulaçoes industriais e gostaria de saber se esse tipo de area ai na Alemanha é considerada uma boa area, que possa ter boas oportunidades e procura pelo mercado? sabes alguma coisa sobre isso?
De bruno@deutschland a 9 de Agosto de 2013 às 21:29
Olá Thyago,

Sim, essa é uma área em que existe sempre procura na Alemanha. Aconselho-te a obteres informação na bolsa de emprego do centro de emprego Alemão (Agentur für Arbeit). Alternativamente podes contactar a Camara de Comercio Luso-Alema.
De Rui a 21 de Outubro de 2014 às 21:53
Tens de saber falar um minimo de alemão...
Eu também gostaria de ir para a alemanha, mas não falo alemão. Para atingir o nível A2 são necessários no mínimo 6 meses ou um ano, e a estudar todos os dias.
Para profissões qualificadas, como as engenharias, basta o inglês.

De Joâo Paulo Rodrigues a 1 de Outubro de 2014 às 18:26
Parabéns,

Estou cá há 2,5 anos (2012-2014), e de facto é a primeira vez que vejo a situação bem retratada: salários (excelente link, estes não subiram muito nos últimos anos), custo mínimo de vida etc...
Alguns sites oficiais, especialmente portugueses, cifram o salário médio Alemão nos 3600 brutos o que é muito mais que a realidade (2500). O trabalho de desmistificação é necessário, este nível de rendimentos é normalmente para trabalhadores muito qualificados! Resta falar nas firmas de Leasing e salários de 7-8 Euros/hora.
Abraços e obrigado
De Helena a 30 de Novembro de 2014 às 14:49
Eu gostava mt de saber quanto pode custar montar um cafe na alemanha ...gostava de montar um negocio ai
De Ana Sofia a 3 de Maio de 2015 às 20:01
Olá Bruno espero que esteja tudo bem, eu vi todos o comentários aqui neste blog.

Eu vou 3 meses para os arredores de Frankfurt, para casa de uma amiga de família. Queria perguntar quanto se ganha aí na Alemanha como empregada de limpezas.
Nos arredores de Frankfurt, os preços de arrendar casa ou alugar quarto é igual aos preços praticados na cidade que referi.

Comprimentos
Ana Gomes

Comentar post

...in Deutschland

pesquisar

 

Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

posts recentes

Fim de Ano nos Alpes

A Geração Rasca a aparece...

Ich hätte gerne einen... ...

Porque paguei eu para vot...

A Europa num mundo cor de...

Viagem pelo maravilhoso m...

Para onde caminha o jorna...

Porque não sou Charlie...

Quem está a matar o paste...

O sabor do verdadeiro caf...

arquivos

Janeiro 2016

Novembro 2015

Setembro 2015

Junho 2015

Março 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Julho 2014

Abril 2014

Janeiro 2014

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Maio 2013

Março 2013

Janeiro 2013

Novembro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Junho 2012

Abril 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Agosto 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Maio 2008

Março 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

tags

todas as tags

favoritos

Porque paguei eu para vot...

links

tempo

Visitantes


Visitors Counter

subscrever feeds